Queda de cílios: entenda as razões e quando pode ser grave

Queda de cílios: entenda as razões e quando pode ser grave

A queda de cílios é algo absolutamente normal, desde que ocorra por causas fisiológicas, como, por exemplo, a troca de fios velhos por novos. Agora, uma queda acentuada pode ser preocupante e estar relacionada com problemas de saúde.

Vamos entender os sinais e identificar quando significa problemas. Continue a leitura!

Motivos para queda de cílios

Muitas vezes nós não conseguimos identificar se nossos cílios estão caindo em excesso, diferentemente da facilidade em notar quando os cabelos estão caindo além da conta. Os motivos para a queda, se divide em dois tipos: fisiológicos ou patológicos.

Queda de cílios por motivo fisiológico

Quando o motivo é fisiológico não há com o que se preocupar, pois, é algo totalmente normal onde fios mais velhos caem para novos nascerem.

Queda de cílios por motivo patológico

A patológica é causada por doenças, a mais comum é a alopecia areata. Trata-se de um problema autoimune que pode surgir em qualquer parte do corpo que tenha pelos. Ainda assim existem outras causas patológicas como dermatite intensa causada por produtos inadequados nos cílios (por isso é importante sempre remover a maquiagem), quimioterapia, distúrbios genéticos, problemas hormonais, entre outros.

Queda de cílios por razões nutricionais

Os fios podem cair por motivos nutricionais, por exemplo a deficiência de vitaminas do complexo B, E, zinco, selênio, vitamina D, ácido fólico, ferro, biotina, piridoxina e proteínas. Portanto, uma dieta rica pode ajudar na prevenção. E, por fim, conforme envelhecemos nossos cílios naturalmente caem mais, além de ficarem mais finos do mesmo modo que ocorre com os cabelos.

“Assim como as folhas de uma árvore, eles têm um ciclo: nascem, atingem a idade infantil, depois a adulta e chegam à velhice. Aí, caem”, segundo Ana Carina Junqueira - médica tricologista. 

Quando devo me preocupar com a queda de cílios?

Você provavelmente vai perceber quando a queda está além por falhas aparentes e impossíveis de passarem desapercebidas. Nós perdemos de 3 a 4 fios de cílios diariamente e esse é um número normal, que não ocasiona falhas.

Ciclo de vida dos cílios

O ciclo dura em média 90 - 100 dias e é composto por três fases, são elas:
  1. Fase de crescimento: anágena;
  2. Repouso: catágena;
  3. Queda: telógena.

    Portanto, ao perceber que a queda está demasiada, não espere e procure um dermatologista ou tricologista imediatamente, afinal pode ser sinal de problemas de saúde bem maiores. 

    Agora, se você está passando por tratamento médico, como a quimioterapia ou problemas hormonais, pergunte ao seu médico se a queda de seus cílios está dentro do esperado durante o tratamento.

    Como prevenir a queda de cílios

    Se você está com problemas de queda e já consultou um profissional que comprovou que ela não ocorre por patologias clínicas, o problema pode estar relacionado a alguns hábitos. Veja alguns comportamentos que podem te ajudar na prevenção da queda de cílios.

    Primeiramente para evitar queda e quebra dos fios, evite o uso de rímel a prova d'água, use apenas em ocasiões especiais. Isso porque, a máscara é de difícil remoção, e o esforço pode ajudar a quebrar e causar a queda dos cílios. Por isso, prefira o rímel a base de água e que sai mais facilmente.

    Outro cuidado importante é evitar o uso diário do curvex, e se for usado, que seja apenas antes da máscara de cílios.

    Leia sobre como cuidar e higienizar seus cílios e mantê-los saudáveis. 

    Sobretudo, lembre-se de utilizar demaquilantes para a remoção de resíduos de maquiagem como sombras, rímel, máscara e delineador. E se perceber sinais preocupantes, não hesite em procurar ajuda médica. 

    Tratamentos para a queda de cílios

    Atualmente existem tratamentos para os diferentes motivos de queda de cílios, por exemplo, o colírio à base de bimatoprosta estimula o nascimento e crescimento de novos fios. No entanto, esse tratamento só pode ser indicado por um dermatologista, já que existem contraindicações. Além disso, existem outros ativos importantes como o Capixyl, que estimula o folículo piloso, e os fatores de crescimento.

    Leia sobre hidratação dos cílios em casa. 

    Considere também em seu tratamento as fórmulas orais, a exemplo de substâncias como a Exsynutriment 600mg, usada para o fortalecimento de cabelos, fios dos cílios, e pelos em geral. As fórmulas nutricionais ajudam no controle e combate a queda, mas também devem ser receitadas por um médico.

    Também é interessante usar o momento para tentar enriquecer sua dieta nutricional de forma natural, com verduras, legumes, grãos, sementes, e frutas.

    Nós, da João da Beleza vamos deixar você por dentro de tudo relacionado ao universo dos cílios e beleza do olhar. Seja com materiais e conteúdos voltados para o sucesso como lash design, ou informações sobre como cuidar e manter a saúde da moldura de seus olhos.

    Aproveite a visita e siga a gente no instagram!

     

    Fontes:

    Marcioatalla

    Metropoles

    Deixe um comentario

    Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados