Como cuidar dos cílios: tudo sobre limpeza dos fios naturais

Como cuidar dos cílios: tudo sobre limpeza dos fios naturais

Hoje vamos falar sobre como cuidar dos cílios naturais, de forma correta. Nossos cílios servem de proteção para toda área ocular, mas, geralmente não o incluímos em nossa rotina de cuidados.

A falta de cuidados com os cílios pode trazer problemas como, por exemplo, a queda dos fios, envelhecimento precoce dos fios, e entupimento dos folículos capilares. Confira a seguir algumas dicas de cuidados diários com seus cílios.

Como cuidar dos cílios diariamente

Do mesmo modo que cuidamos da nossa pele, a rotina de cuidados com nossos cílios também deve ser diário e com produtos adequados para a área ocular. Nesse sentido, não devemos usar produtos feitos para a pele, como, por exemplo, sabonetes na área dos olhos, pois, essa área ocular tem a pele mais fina e delicada.

A forma correta de limpar os cílios é com algum bálsamo hipoalergênico indicado para a área dos olhos, embebido em um algodão, e dessa forma, deslizar suavemente para retirar resíduos de maquiagem e sujeiras. Logo depois, enxaguar com água corrente.

O uso de produtos não adequados para esta área ocular tão delicada, pode ocasionar irritações, dermatites e alergias, portanto, consulte um oftalmologista para a recomendação do produto correto para sua pele. Além disso, evite o uso de produtos muito oleosos, pois, podem entupir os folículos dos cílios, e claro, lembre-se de retirar toda a maquiagem antes de dormir.

Atualmente no mercado estético existem muitas opções de produtos para limpeza dos cílios, entretanto, até mesmo esses produtos podem ser agressivos para esta área, por isso a importância de consultar um dermatologista ou oftalmologista.

Produtos indicados para a limpeza e cuidado com os cílios

Como a pele dos olhos é mais fina, existem os produtos para limpeza e os séruns fortalecedores de fios, indicados para o cuidado com os cílios e essa região,  os mais indicados são Prohairin, Procapil e Lakesis. Esses produtos são indicados para o combate ao envelhecimento precoce do folículo, aumentar e dar volume para os cílios, além de fortalece-los.

A forma de como cuidar dos cílios e limpar eles, deve ser de forma muito suave e delicada, nunca esfregue o algodão com o produto, passe o algodão com calma e delicadeza para não causar a queda dos fios e para não machucar seus olhos.

Como estimular o crescimento dos cílios de forma natural

Para quem quer cílios fortes e maiores, mas não quer e recorrer a procedimentos estéticos, existem técnicas mais naturais e alguns hábitos que podem ajudar a ter os tão sonhados cílios de boneca! A primeira dica é hidratar a região dos folículos, aplicando diariamente óleo nas partes inferior e superior dos cílios, com delicadeza e cuidado. 

Dessa forma, com a área hidratada, o crescimento dos fios é acelerado e a queda diminui. Os óleos indicados para a hidratação são o azeite de oliva, óleo de rícino, e aloe vera. Usar máscaras de cílios fortalecedoras a base de colágeno, também ajuda a estimular o crescimento dos fios.

A suplementação via oral também é indicada, pois, elas ajudam a fortalecer os folículos de forma geral, como, por exemplo, o crescimento dos cabelos, sobrancelhas, e claro, os cílios. As pílulas mais indicadas são as manipuladas, pois, sua formulação é feita de acordo com cada necessidade individual.

Outra dica é na hora de usar o protetor solar, pois, no produto pode conter substâncias prejudiciais aos pelos, portanto, ao aplica-lo no rosto, passe com cuidado na região das pálpebras e evite o contato com os cílios e sobrancelhas. Por último, evite banhos muito quentes, pois, os fios naturais podem cair ou quebrar, e acima de tudo, nunca durma de maquiagem.

Como cuidar dos cílios com alongamento

A extensão de cílios ou alongamento de cílios como, por exemplo, o fio a fio clássico, volume híbrido e volume russo, é muito popular entre as mulheres, pois, além de ser um procedimento rápido, traz muita praticidade para o dia a dia. O alongamento de cílios consiste em colar cílios sintéticos sobre os naturais, deixando-os curvados, com volume e mais alongados. Entretanto, quem os usa, precisa de cuidados diários para não prejudicar os cílios naturais.

Além disso, é importante escolher um profissional qualificado para a aplicação dos fios sintéticos, para evitar danos aos cílios naturais, pois, o alongamento de cílios se feito inadequadamente pode causar problemas oculares. E juntamente com esses problemas, a colagem inadequada dos fios sintéticos, pode ocasionar incômodos como por, exemplo, coceira, ardência, e vermelhidão dos olhos.

Nesse sentido, problemas mais graves podem surgir como a inflamação na base dos cílios (Blefarite), que gera inchaço, descamação da pele, vermelhidão ocular, coceira, ceratite (inflamação da córnea), e Conjuntivite alérgica. 

Portanto, para evitar esses problemas, escolha um profissional certificado e mantenha cuidados de higiene como lavar diariamente os fios sintéticos com shampoo neutro de bebê, evitar coçar e esfregar os olhos para evitar contaminação pelas mãos, e escovar os fios para alinhá-los. Por fim, é muito importante fazer manutenções periódicas das extensões (geralmente a cada 20 dias), pois, os cílios têm um ciclo de vida.

Referências:

https://boaforma.abril.com.br/beleza/como-cuidar-da-saude-dos-seus-cilios/

https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/dicas-infaliveis-para-estimular-o-crescimento-natural-dos-cilios

 

 

 

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.