Para que servem os cílios? Entenda sua utilidade e quais os cuidados com eles

Para que servem os cílios? Entenda sua utilidade e quais os cuidados com eles

Você já se perguntou para que servem e qual a função dos cílios nos nossos olhos? Nossos cílios servem para a proteção dos olhos, impedindo que pequenas partículas e microorganismos entrem neles. Além disso, os cílios atuam como sensores, por exemplo, no caso de um objeto caindo próximo aos olhos, nossa primeira reação será fechar os olhos rapidamente como proteção. 

No artigo  de hoje vamos falar sobre como os cílios atuam na proteção dos olhos, e como podemos cuidar melhor deles, no dia a dia, continue a leitura!

Qual a função dos cílios e a sua importância na saúde ocular

Nossos cílios atuam como vassourinhas, protegendo e ''varrendo'' para fora, toda e qualquer sujeira, poeira ou microorganismos que não podem entrar em contato com nosso globo ocular. Em cada pálpebra existem cerca de 100 a 200 cílios, que crescem constantemente. A função principal dos cílios é proteger nossos olhos, assim como uma barreira, impedindo que pequenas partículas ou microorganismos entrem neles.

Além disso, os cílios atuam como sensores, como, por exemplo, no caso de um inseto se aproximar dos olhos, nós reagimos fechando as pálpebras imediatamente, para protegê-los. Dessa forma, este ''sensor'' envia uma informação ao cérebro, sobre o risco de perigo, e automaticamente fechamos as pálpebras. Nossos cílios têm cerca de 0,25 micrometro de diâmetro, onde em seu interior se encontra um feixe de microtúbulos, responsáveis por diversas funções. 

Um cílio dura cerca de 90 a 150 dias até cair, e então outro nasce em seu lugar. Portanto, todo dia surge cerca de um novo fio de cílios em substituição aos que caíram. E do mesmo modo que os cílios estão em nossos olhos, eles também existem em outros animais e vegetais, servindo para mover fluídos sobre a superfície das células, ou para impulsioná-las por algum fluido.

Como cuidar dos cílios naturais?

Para cuidar dos cílios naturais, existem algumas dicas que você pode seguir no dia a dia, e são bem simples de adicionar em sua rotina. Os cuidados a seguir servem para os cílios naturais e também para as extensões:

  • Lave os cílios e pálpebras diariamente com água corrente e xampu neutro para bebês, você pode transferir o shampoo para um recipiente maior, e adicionar a mesma quantidade de água, para diluí-lo;
  • Remova a maquiagem da região dos olhos com o auxílio de um algodão, e utilize produtos hipoalergênicos;
  • Para hidratar e nutrir seus cílios, aplique com a ajuda de um cotonete óleos hidratantes, como, por exemplo, o óleo de amêndoas ou rícino, antes de dormir. Passe apenas nos cílios, e não dentro dos olhos;
  • Nunca coce os olhos com as mãos sujas. 

Extensões e cílios postiços trazem riscos para os olhos?

Agora que você já entendeu qual a função dos cílios e como cuidar corretamente deles, será que fazer alongamento de cílios ou usar fios postiços faz mal para os olhos? A extensão de cílios consiste em ''colar'' fios sintéticos, de seda, ou vision, em cada cílio natural com o auxílio de uma cola específica. 

Por outro lado, cílios postiços devem ser usados apenas uma vez e descartados em seguida. Mas, esses procedimentos trazem riscos para os olhos? A resposta é não, desde que o procedimento seja feito com profissionais especializados. Portanto, para evitar riscos a saúde dos seus olhos, busque profissionais da área e produtos específicos.

Quando se trata da saúde ocular, temos que ter cuidado redobrado, ou problemas oculares podem surgir como alergias, dermatites, e até problemas de visão. Portanto, se você gosta do alongamento de cílios, ou de usar cílios postiços ocasionalmente, use-os com responsabilidade! Procure bons profissionais extensionistas ou lash designers.

Compre os materiais para a extensão de cílios na João da Beleza

Agora que você já sabe qual a função dos cílios e como cuidar bem deles, saiba que nós da João da Beleza temos tudo para embelezar seus olhos através de cílios lindos e volumosos! Nós trabalhamos com as marcas mais renomadas e admiradas do mercado de extensão de cílios, e, além disso, se você já é lash designer, nós temos opções de Kits com tudo o que você precisa para aplicar a técnica.

Somos uma marca que tem por meta, atender todas as Lash Designers com o melhor atendimento, qualidade em produtos para extensão de cílios e melhor preço de mercado. Nosso objetivo é levar facilidade e preço acessível para as Lashs de todo o Brasil, com preço acessível e com as melhores novidades desse mercado para suas clientes.

Atuamos desde 2016 com os melhores produtos de beleza feminina da América Latina, atendemos em todas as regiões do Brasil, e nós da João da Beleza garantimos nossas vendas online totalmente seguras e envios rápidos, com conforto e segurança para nossas clientes. Portanto, comprar conosco, é totalmente seguro e fácil! Além de que, nosso e-commerce possui toda a segurança necessária para compras online e proteção dos seus dados. Compre agora mesmo, e comece uma nova história!

Fontes:

shamir

beleza

holhos

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados