Higrômetro: medidor de umidade e temperatura para alongamento de cílios

Higrômetro: medidor de umidade e temperatura para alongamento de cílios

O higrômetro é um equipamento bem simples que mede a umidade relativa do ar, sendo muito importante para uso laboratorial e algumas indústrias, que precisam de um ambiente com ar controlado e de qualidade. 

Portanto, o termo-higrômetro mede a temperatura interna, externa,  e também a umidade relativa do ar no ambiente de trabalho. Em alguns casos o higrômetro mede também pontos de orvalho. Para entender melhor, continue a leitura!

Para que serve o higrômetro?

O higrômetro é um instrumento que mede a temperatura e umidade do ambiente, ou seja, ele detecta se o clima do ambiente está ideal ou não para aplicação de cílios. Mas, como isso funciona? É bem simples, este instrumento funciona com uma faixa de medição de umidade relativa do ar e uma faixa de medição de temperatura.

Alguns aparelhos já vem com medidores acoplados, feitos a partir de sensores que podem ser posicionados no ambiente que você deseja. Outros podem registrar a temperatura e umidade em períodos pré-determinados (datalogger), ou seja, possibilita acompanhar as variações de fatores na tela, conectados via USB ou via Bluetooth.

Existem ainda equipamentos com sensores que medem a umidade em até 100 metros de distância do local, seja em ambientes internos ou externos, outros higrômetros podem vir com mais funcionalidades como, por exemplo:

  • Previsão de temperatura;
  • Armazenamento de dados e suas amplitudes mínimas e máximas;
  • Calendário, alarme e relógio;
  • Termômetro;
  • Conectividade bluetooth;
  • Memória interna;
  • Software para configuração;
  • Visor de leitura, entre outros complementos.

Como funciona a medição de umidade

Geralmente os termo-higrômetros utilizam sais de lítio para medir a umidade porque essa substância quando entra em contato com o ar, tem sua condutividade alterada. Assim, o equipamento identifica através dessa variável a quantidade de umidade no ambiente, e para isso, é só colocar o aparelho em contato com a ambiente a ser medido.

O aparelho pode ser considera dois em um, ou seja, ao calcular simultaneamente temperatura e quantidade de água em forma de vapor, ele também trás a relação temperatura/ umidade, na forma que conhecemos.

Cuidados necessários:

Para cuidar bem do seu termômetro higrômetro e manter sua vida longa, alguns cuidados são essenciais, além de manter a sua medição sempre correta, confira os principais cuidados:

  • Antes de ligá-lo, no caso do digital, verifique se as pilhas estão colocadas corretamente;
  • Olhe regularmente se seu equipamento não está com sua funcionalidade prejudicada devido a possíveis danos ou quedas;
  • Troque as pilhas sempre que seu higrômetro apresentar falhas em seu visor;
  • Evite deixar o aparelho próximo a fontes de calor, isso pode danificá-lo interferindo em sua funcionalidade.

Termo-higrômetro para extensão de cílios

Muitas extensionistas não sabem ou acreditam que a umidade do ar não interfere no resultado de seus trabalhos, mas, os níveis do ar ou temperatura interferem diretamente na extensão de cílios. Um dos principais elementos utilizados na extensão de cílios é a cola, e é ela quem determina se o alongamento terá um bom resultado ou não.

Assim, para ter bons resultados é preciso se atentar aos níveis de umidade e temperatura do ambiente de trabalho, pois, são esses os principais fatores que determinam no desempenho e fixação da cola. Ou seja, se os níveis de umidade e temperatura não estiverem adequados, consequentemente podem interferir na fixação dos cílios, causando resultados não esperados.

Níveis ideais de temperatura e umidade

Geralmente, a temperatura ideal para a extensão de cílios é entre 18 °C e 24 °C, e umidade relativa do ar entre 45% e 55%. Essas medidas devem ser preservadas durante o procedimento quanto em seu armazenamento.

Esses cuidados garantem uma maior eficácia durante a aplicação dos fios, melhor fixação e preservação da cola para seus próximos trabalhos. Os níveis de medição podem ser alterados de acordo com a marca do fabricante, entretanto, o uso do higrômetro é fundamental para um bom trabalho.

Fontes:

Upbelcosmeticos

Instrutemp

Thermomatic

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados