Cílios crescem de novo? Entenda se é possível e como incentivar o crescimento

Cílios crescem de novo? Entenda se é possível e como incentivar o crescimento

Será que os nossos cílios crescem de novo depois que caem? Hoje você vai descobrir se os cílios crescem de novo após a sua queda, e como funciona o ciclo de vida deles.

Os cílios são grupos de fios semelhantes aos fios de cabelo, que, além de proteger nossos olhos de agentes externos do ar como poeira, têm a função estética de deixar nosso olhar mais bonito.

Por isso, você vai aprender porque os cílios caem, como cuidar deles e incentivar seu crescimento de forma natural, evitando sua queda! Continue a leitura!

Então, os cílios crescem de novo?

Sim, eles crescem novamente! Nossos cílios possuem um ciclo próprio de crescimento, cerca de 4 a 8 semanas, com um ritmo bem mais lento que os fios de couro cabeludo.

Quando os nossos cílios crescem de forma saudável, eles chegam a crescer em média cerca de 10 milímetros. Aliás, para que isso ocorra existem três fases de crescimento, são elas:

  • Fase Anágena

Nesta fase, o cílio cresce dentro do folículo piloso, e este ciclo de crescimento dura de 30 até 45 dias.

  • Catágena

Esta é a fase onde o folículo piloso se retrai, contraindo-se, e então os cílios param de crescer. Nesse sentido, eles ficarão de 2 a 3 semanas, em sua melhor fase visual. Isso é claro, se você ajudar cuidando bem deles!

  • Fase telógena

Esse período pode ser comparado a uma ''hibernação'', ou seja, é um período que dura até 100 dias, onde os cílios ficam ali inativos, até caírem, pois, este é um processo natural.

Nesse ínterim, levará cerca de 2 meses até que todo o processo de crescimento comece novamente. Portanto, da mesma forma que cuidamos dos cabelos, nossos cílios também merecem cuidados especiais para se manterem bonitos, saudáveis e o mais importante, cumprir bem a função de proteger nossos olhos.

Mas porque os cílios caem?

Segundo especialistas em dermatologia, nós perdemos em média 3 a 4 fios de cílio por dia. Mas, esta quantidade não gera falhas e é considerado um número saudável.

Porém quando a queda dos cílios causa falhas ou ausência total nas pestanas, significa que o corpo está alertando sobre algum problema de saúde mais grave. Portanto, a queda em excesso pode indicar condições mais graves, veja alguns exemplos:

  • blefarites (inflamação nas pálpebras);
  • inflamações ou alergias devido a poluição ou maquiagens;
  • doenças como alopecia areata, desnutrição, uso de drogas, hanseníase, herpes zoster, hipotiroidismo, tumores ou sífilis.

Mas não entre em pânico! Lembre-se que a queda dos cílios é normal e saudável, apenas não em grandes quantidades. Se achar que esse é o seu caso, procure seu médico dermatologista para que ele identifique a causa da queda.

Ainda tem dúvidas? Veja abaixo um vídeo que selecionamos para você entender ainda mais sobre a queda de seus cílios.

Dicas para incentivar o crescimento de seus cílios

Sabia que existem técnicas naturais que incentivam o crescimento dos cílios? Existem, e assim é possível aumentar o volume de fios sem agredi-los. Então, vamos às dicas!

  • Hidrate os cílios

Aplique óleo nas partes inferior e superior dos cílios, dessa forma você acelera o crescimento e aumenta o volume dos fios, diminuindo a queda. Os óleos indicados são: rícino, babosa, ou azeite de oliva.

  • Use máscaras fortificantes

Atualmente existem muitas máscaras que estimulam o crescimento dos cílios, muitas delas à base de colágeno, fornecendo resistência e vitalidade aos fios.

  • Tome suplementos vitamínicos

Existem suplementos orais específicos para estimular o crescimento de fios em geral, como cabelos, cílios e sobrancelhas. Mas lembre-se de pesquisar por marcas sérias, e sempre seguindo a orientação de um especialista. Aliás antes de buscar suplementação, você pode caprichar na alimentação, para isso é preciso escolher alimentos ricos em nutrientes, proteínas e vitaminas. Como por exemplo: cenoura, couve, peixes, nozes, castanha de caju, cereais enriquecidos entre outros.

Evite perder cílios

Além de seguir as dicas para estimular o crescimento dos cílios, você pode evitar hábitos ruins que estimulam sua queda. Veja a seguir quais são:

  • Evitar banhos quentes

A água muito quente do chuveiro pode estimular a queda dos fios, da mesma forma que temperaturas muito baixas também. Portanto, opte por temperaturas de água mais amenas.

  • Não dormir de maquiagem

Evite usar máscara de cílios todos os dias, principalmente as que forem à prova d ́ água. Mas se não conseguir evitar o uso, não esqueça de retirá-la antes de dormir.

  • Cuidado com o protetor solar ou cremes na região dos cílios

Alguns tipos de cremes ou protetor solar, podem conter substâncias tóxicas para a região dos olhos, causando inflamações e alergias, portanto, evite passar na área das pálpebras e sobrancelhas.

  • Cuide da higiene do rosto

Manter o seu rosto limpo com a ajuda de sabonetes específicos para a área, ajuda no controle das bactérias, e isso vai ajudar no controle da queda dos fios. Mas lembre de não exagerar nas lavagens.

  • Não toque o rosto e olhos com as mão sujas

Em nossas mãos existe um número inimaginável de bactérias, que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde geral do rosto e olhos. Por isso, sempre evite tocar seu rosto com as mãos sujas.

Hora de cuidar do seu olhar!

Viu como com alguns cuidados básicos no dia-a-dia você consegue manter seus cílios saudáveis, fortes e bonitos? Cuidar dos cílios da mesma forma que cuidamos dos cabelos, é fundamental.

Pois, assim como os cílios têm função estética de nos deixar mais bonitos, eles também têm um papel importante de proteção dos olhos. Portanto, siga as nossas dicas e cuide muito bem deles! Ah, e você já pensou que este cuidado pode se transformar em profissão?

Atualmente, há muita procura por profissionais que cuidam dos cílios, e este mercado está cada vez mais em expansão. Se você pensa em se tornar uma profissional da área, nós temos os melhores produtos e condições para te ajudar na jornada.

Para isso, trabalhamos com as melhores marcas oferecendo alta qualidade em produtos, ao melhor custo benefício. Aproveite e conheça o nosso kit iniciante para a profissional designer de cílios.

cílios crescem de novo? Kit iniciante

Se você gostou desse conteúdo, se inscreva na nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde, ficar por dentro do mundo da beleza e ainda ganhar descontos!

 

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.