Cílios crescem de novo? Entenda se é possível e como incentivar o crescimento

Será que os nossos cílios crescem de novo depois que caem? Hoje você vai descobrir se os cílios crescem de novo após a sua queda, e como funciona o ciclo de vida deles.
Os cílios são grupos de fios semelhantes aos fios de cabelo, que, além de proteger nossos olhos de agentes externos do ar como poeira, têm a função estética de deixar nosso olhar mais bonito.
Por isso, você vai aprender porque os cílios caem, como cuidar deles e incentivar seu crescimento de forma natural, evitando sua queda! Continue a leitura!
Então, os cílios crescem de novo?
Sim, eles crescem novamente! Nossos cílios possuem um ciclo próprio de crescimento, cerca de 4 a 8 semanas, com um ritmo bem mais lento que os fios de couro cabeludo.
Quando os nossos cílios crescem de forma saudável, eles chegam a crescer em média cerca de 10 milímetros. Aliás, para que isso ocorra existem três fases de crescimento, são elas:
- Fase Anágena
Nesta fase, o cílio cresce dentro do folículo piloso, e este ciclo de crescimento dura de 30 até 45 dias.
- Catágena
Esta é a fase onde o folículo piloso se retrai, contraindo-se, e então os cílios param de crescer. Nesse sentido, eles ficarão de 2 a 3 semanas, em sua melhor fase visual. Isso é claro, se você ajudar cuidando bem deles!
- Fase telógena
Esse período pode ser comparado a uma ''hibernação'', ou seja, é um período que dura até 100 dias, onde os cílios ficam ali inativos, até caírem, pois, este é um processo natural.
Nesse ínterim, levará cerca de 2 meses até que todo o processo de crescimento comece novamente. Portanto, da mesma forma que cuidamos dos cabelos, nossos cílios também merecem cuidados especiais para se manterem bonitos, saudáveis e o mais importante, cumprir bem a função de proteger nossos olhos.
Mas porque os cílios caem?
Segundo especialistas em dermatologia, nós perdemos em média 3 a 4 fios de cílio por dia. Mas, esta quantidade não gera falhas e é considerado um número saudável.
Porém quando a queda dos cílios causa falhas ou ausência total nas pestanas, significa que o corpo está alertando sobre algum problema de saúde mais grave. Portanto, a queda em excesso pode indicar condições mais graves, veja alguns exemplos:
- blefarites (inflamação nas pálpebras);
- inflamações ou alergias devido a poluição ou maquiagens;
- doenças como alopecia areata, desnutrição, uso de drogas, hanseníase, herpes zoster, hipotiroidismo, tumores ou sífilis.
Mas não entre em pânico! Lembre-se que a queda dos cílios é normal e saudável, apenas não em grandes quantidades. Se achar que esse é o seu caso, procure seu médico dermatologista para que ele identifique a causa da queda.
Ainda tem dúvidas? Veja abaixo um vídeo que selecionamos para você entender ainda mais sobre a queda de seus cílios.
Dicas para incentivar o crescimento de seus cílios
Sabia que existem técnicas naturais que incentivam o crescimento dos cílios? Existem, e assim é possível aumentar o volume de fios sem agredi-los. Então, vamos às dicas!
- Hidrate os cílios
Aplique óleo nas partes inferior e superior dos cílios, dessa forma você acelera o crescimento e aumenta o volume dos fios, diminuindo a queda. Os óleos indicados são: rícino, babosa, ou azeite de oliva.
- Use máscaras fortificantes
Atualmente existem muitas máscaras que estimulam o crescimento dos cílios, muitas delas à base de colágeno, fornecendo resistência e vitalidade aos fios.
- Tome suplementos vitamínicos
Existem suplementos orais específicos para estimular o crescimento de fios em geral, como cabelos, cílios e sobrancelhas. Mas lembre-se de pesquisar por marcas sérias, e sempre seguindo a orientação de um especialista. Aliás antes de buscar suplementação, você pode caprichar na alimentação, para isso é preciso escolher alimentos ricos em nutrientes, proteínas e vitaminas. Como por exemplo: cenoura, couve, peixes, nozes, castanha de caju, cereais enriquecidos entre outros.
Evite perder cílios
Além de seguir as dicas para estimular o crescimento dos cílios, você pode evitar hábitos ruins que estimulam sua queda. Veja a seguir quais são:
- Evitar banhos quentes
A água muito quente do chuveiro pode estimular a queda dos fios, da mesma forma que temperaturas muito baixas também. Portanto, opte por temperaturas de água mais amenas.
- Não dormir de maquiagem
Evite usar máscara de cílios todos os dias, principalmente as que forem à prova d ́ água. Mas se não conseguir evitar o uso, não esqueça de retirá-la antes de dormir.
- Cuidado com o protetor solar ou cremes na região dos cílios
Alguns tipos de cremes ou protetor solar, podem conter substâncias tóxicas para a região dos olhos, causando inflamações e alergias, portanto, evite passar na área das pálpebras e sobrancelhas.
- Cuide da higiene do rosto
Manter o seu rosto limpo com a ajuda de sabonetes específicos para a área, ajuda no controle das bactérias, e isso vai ajudar no controle da queda dos fios. Mas lembre de não exagerar nas lavagens.
- Não toque o rosto e olhos com as mão sujas
Em nossas mãos existe um número inimaginável de bactérias, que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde geral do rosto e olhos. Por isso, sempre evite tocar seu rosto com as mãos sujas.
Hora de cuidar do seu olhar!
Viu como com alguns cuidados básicos no dia-a-dia você consegue manter seus cílios saudáveis, fortes e bonitos? Cuidar dos cílios da mesma forma que cuidamos dos cabelos, é fundamental.
Pois, assim como os cílios têm função estética de nos deixar mais bonitos, eles também têm um papel importante de proteção dos olhos. Portanto, siga as nossas dicas e cuide muito bem deles! Ah, e você já pensou que este cuidado pode se transformar em profissão?
Atualmente, há muita procura por profissionais que cuidam dos cílios, e este mercado está cada vez mais em expansão. Se você pensa em se tornar uma profissional da área, nós temos os melhores produtos e condições para te ajudar na jornada.
Para isso, trabalhamos com as melhores marcas oferecendo alta qualidade em produtos, ao melhor custo benefício. Aproveite e conheça o nosso kit iniciante para a profissional designer de cílios.
Se você gostou desse conteúdo, se inscreva na nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde, ficar por dentro do mundo da beleza e ainda ganhar descontos!