Cílios crescem de novo? Veja se é possível e como incentivar o crescimento

Cílios crescem de novo? Veja se é possível e como incentivar o crescimento

Será que os nossos cílios crescem de novo depois que caem? Hoje você vai descobrir se os cílios crescem de novo após a sua queda, e como funciona o ciclo de vida deles.

Os cílios são grupos de fios semelhantes aos fios de cabelo, que, além de proteger nossos olhos de agentes externos do ar como poeira, têm a função estética de deixar nosso olhar mais bonito.

Por isso, você vai aprender porque os cílios caem, como cuidar deles e incentivar seu crescimento de forma natural, evitando sua queda! Continue a leitura!

Então, os cílios crescem de novo?

Sim, eles crescem novamente! Nossos cílios possuem um ciclo próprio de crescimento, cerca de 4 a 8 semanas, com um ritmo bem mais lento que os fios de couro cabeludo.

Quando os nossos cílios crescem de forma saudável, eles chegam a crescer em média cerca de 10 milímetros. Aliás, para que isso ocorra existem três fases de crescimento, são elas:

  • Fase Anágena

Nesta fase, o cílio cresce dentro do folículo piloso, e este ciclo de crescimento dura de 30 até 45 dias.

  • Catágena

Esta é a fase onde o folículo piloso se retrai, contraindo-se, e então os cílios param de crescer. Nesse sentido, eles ficarão de 2 a 3 semanas, em sua melhor fase visual. Isso é claro, se você ajudar cuidando bem deles!

  • Fase telógena

Esse período pode ser comparado a uma ''hibernação'', ou seja, é um período que dura até 100 dias, onde os cílios ficam ali inativos, até caírem, pois, este é um processo natural.

Nesse ínterim, levará cerca de 2 meses até que todo o processo de crescimento comece novamente. Portanto, da mesma forma que cuidamos dos cabelos, nossos cílios também merecem cuidados especiais para se manterem bonitos, saudáveis e o mais importante, cumprir bem a função de proteger nossos olhos.

Visite o instagram e conheça nossa comunidade de cílios.

Mas porque os cílios caem?

Segundo especialistas em dermatologia, nós perdemos em média 3 a 4 fios de cílio por dia. Mas, esta quantidade não gera falhas e é considerado um número saudável.

Porém quando a queda dos cílios causa falhas ou ausência total nas pestanas, significa que o corpo está alertando sobre algum problema de saúde mais grave. Portanto, a queda em excesso pode indicar condições mais graves, veja alguns exemplos:

  • blefarites (inflamação nas pálpebras);
  • inflamações ou alergias devido a poluição ou maquiagens;
  • doenças como alopecia areata, desnutrição, uso de drogas, hanseníase, herpes zoster, hipotiroidismo, tumores ou sífilis.

Mas não entre em pânico! Lembre-se que a queda dos cílios é normal e saudável, apenas não em grandes quantidades. Se achar que esse é o seu caso, procure seu médico dermatologista para que ele identifique a causa da queda.

Ainda tem dúvidas? Veja abaixo um vídeo que selecionamos para você entender ainda mais sobre a queda de seus cílios.

Dicas para incentivar o crescimento de seus cílios

Sabia que existem técnicas naturais que incentivam o crescimento dos cílios? Existem, e assim é possível aumentar o volume de fios sem agredi-los. Então, vamos às dicas!

  • Hidrate os cílios

Aplique óleo nas partes inferior e superior dos cílios, dessa forma você acelera o crescimento e aumenta o volume dos fios, diminuindo a queda. Os óleos indicados são: rícino, babosa, ou azeite de oliva.

  • Use máscaras fortificantes

Atualmente existem muitas máscaras que estimulam o crescimento dos cílios, muitas delas à base de colágeno, fornecendo resistência e vitalidade aos fios.

  • Tome suplementos vitamínicos

Existem suplementos orais específicos para estimular o crescimento de fios em geral, como cabelos, cílios e sobrancelhas. Mas lembre-se de pesquisar por marcas sérias, e sempre seguindo a orientação de um especialista. Aliás antes de buscar suplementação, você pode caprichar na alimentação, para isso é preciso escolher alimentos ricos em nutrientes, proteínas e vitaminas. Como por exemplo: cenoura, couve, peixes, nozes, castanha de caju, cereais enriquecidos entre outros.

Evite perder cílios

Além de seguir as dicas para estimular o crescimento dos cílios, você pode evitar hábitos ruins que estimulam sua queda. Veja a seguir quais são:

  • Evitar banhos quentes

A água muito quente do chuveiro pode estimular a queda dos fios, da mesma forma que temperaturas muito baixas também. Portanto, opte por temperaturas de água mais amenas.

  • Não dormir de maquiagem

Evite usar máscara de cílios todos os dias, principalmente as que forem à prova d ́ água. Mas se não conseguir evitar o uso, não esqueça de retirá-la antes de dormir.

  • Cuidado com o protetor solar ou cremes na região dos cílios

Alguns tipos de cremes ou protetor solar, podem conter substâncias tóxicas para a região dos olhos, causando inflamações e alergias, portanto, evite passar na área das pálpebras e sobrancelhas.

  • Cuide da higiene do rosto

Manter o seu rosto limpo com a ajuda de sabonetes específicos para a área, ajuda no controle das bactérias, e isso vai ajudar no controle da queda dos fios. Mas lembre de não exagerar nas lavagens.

  • Não toque o rosto e olhos com as mão sujas

Em nossas mãos existe um número inimaginável de bactérias, que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde geral do rosto e olhos. Por isso, sempre evite tocar seu rosto com as mãos sujas.

Hora de cuidar do seu olhar!

Viu como com alguns cuidados básicos no dia-a-dia você consegue manter seus cílios saudáveis, fortes e bonitos? Cuidar dos cílios da mesma forma que cuidamos dos cabelos, é fundamental.

Pois, assim como os cílios têm função estética de nos deixar mais bonitos, eles também têm um papel importante de proteção dos olhos. Portanto, siga as nossas dicas e cuide muito bem deles! Ah, e você já pensou que este cuidado pode se transformar em profissão?

Atualmente, há muita procura por profissionais que cuidam dos cílios, e este mercado está cada vez mais em expansão. Se você pensa em se tornar uma profissional da área, nós temos os melhores produtos e condições para te ajudar na jornada.

Para isso, trabalhamos com as melhores marcas oferecendo alta qualidade em produtos, ao melhor custo benefício. 

cilios crescem de novo - banner de compra

Se você gostou desse conteúdo, se inscreva na nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde, ficar por dentro do mundo da beleza e ainda ganhar descontos!

 

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados