Carol Yumi: Cosmetologista e extensionista especialista em olhos orientais!

Carol Yumi: Cosmetologista e extensionista especialista em olhos orientais!

No Papo do Bigode #16, conversamos com Carol Yumi, a talentosa lash designer que é referência quando o assunto é olhos orientais. Então, nos acompanhe nesta leitura e conheça a trajetória da Carol, desde o primeiro contato com o mundo da beleza, os obstáculos e dicas importantes para se destacar no mercado lash. Vamos lá!

Carol Yumi: o início da trajetória e como iniciou no mundo lash

 Assim como outras profissionais de lash design, Carol iniciou a carreira como um meio para custear os estudos:


“Eu estava fazendo cursinho para entrar em uma universidade pública, porém estava odiando. Por isso, comecei a procurar cursos na área da beleza, já que gostava muito da área. Foi quando a prima lash de uma amiga anunciou que estava começando uma turma. Naquele momento em que estava procurando um curso de maquiagem, apareceu o de cílios.”

Em seguida, Carol conta como foram os primeiros meses até se consolidar como lash designer:

“Comecei trabalhando em um studio onde recebi o treinamento, em 2017. Após exatamente um ano, recebi o convite de um salão onde eu tinha mais autonomia, porém mais responsabilidade”

E completa:

“Foi trabalhando com cílios que consegui pagar minha faculdade”. 

Como foi a trajetória de Carol Yumi para se tornar referência em olhos asiáticos

Carol Yumi conta que aproveitou o tempo ocioso durante a pandemia para estudar e aprimorar o networking, mesmo no ambiente virtual:

“Durante a pandemia, percebi que o networking não acontece somente em congressos e eventos presenciais. Por isso, motivada por clientes e amigas, comecei a compartilhar minha experiência de atendimento às asiáticas.”

Do mesmo modo, Carol Yumi destaca o sucesso do lash lifting entre as mulheres orientais:

“Eu gosto e faço muito lash lifting. Inclusive, é algo que as clientes tinham insegurança de fazer por medo de danificar os cílios, já que antigamente os produtos eram mais agressivos.”

Além disso, Carol Yumi fala sobre o potencial das clientes asiáticas:

“As clientes asiáticas têm um perfil que, quando confiam, elas permanecem fiéis e indicam outras clientes.”

Carol Yumi: como foi o início como palestrante

Embora tivesse receio de expor suas experiências nas redes sociais no início, Carol explorou a experiência de atendimento à clientes asiáticas para dar palestras e se firmar como referência no assunto:

“Quando comecei a falar um pouco mais sobre sobre olhos asiáticos, comecei a quebrar tabus e, por isso, sou muito requisitada para congressos para falar sobre este tópico.”

Como são os cursos de Carol Yumi

Atualmente, Carol ministra somente cursos presenciais, sendo os cursos de lash lifting, clássico e volume russo os principais. Porém, já tem planos para atender também online, inclusive com uma mentoria voltada para olhos asiáticos:

“Praticamente metade das pessoas que me procura para mentoria está interessada em olhos asiáticos.”

E complementa:

“Acredito que esta mentoria vai suprir tanto quem está iniciando no mundo lash, quanto quem já tem experiência e procura se aperfeiçoar em olhos asiáticos.”

Dia a dia na Carol Yumi Clinic

Carol nos conta que com o nome Clinic, tem intenção de trabalhar com outros procedimentos voltados para a área da estética, além dos cílios:

“Eu coloquei o nome clínica porque, no futuro, tenho a intenção de oferecer outros serviços voltados para área estética”

Além disso, nos conta como é sua rotina:

“Minha rotina é intensa, faço em média sete atendimentos por dia, fora a parte administrativa, financeira e agendamento.”

Sobre a parte técnica, Carol descreve como é a rotina de atendimento:

“No meu dia a dia, eu não faço top line, a transição de camadas. Embora seja comum algumas lash fazerem sempre, eu acredito que dá um trabalho desnecessário. Quanto aos mappings, ao longo dos cursos eu me aprimorei e aprendi.”

Carol Yumi dá dicas valiosas para quem pensa em abrir um studio

Neste momento da conversa, Carol dá alguns toques para as lash que pretendem crescer e montar seu próprio studio:

“Se você está chegando ao ponto de ter sua agenda cheia, não contrate uma lash, prefira uma recepcionista. Afinal, chega um momento que o acúmulo de tarefas pode causar ansiedade e prejudicar o atendimento.”

Carol Yumi ressalta a importância de orientar as clientes que fazem a aplicação de cílios pela primeira vez:

“Eu explico para a cliente que faz pela primeira vez que evitar banhos quentes, esfregar os olhos, dormir de bruços, por exemplo, pode melhorar a retenção.”

Ainda mais, Carol chama a atenção para a acoplagem dos fios:

“A acoplagem tem muito peso, e às vezes as pessoas não dão a devida atenção. Às vezes, a profissional acopla o cílios no fio e não se certifica se colou direito.”

Sobre falsa colagem, Carol dá mais uma dica:

“Eu faço questão de ensinar às alunas do meu curso a relação entre o adesivo, a umidade e temperatura ambiente no sentido de evitar ao máximo a falsa colagem.”

Olhos asiáticos: o diferencial no atendimento de Carol Yumi

Ao passo que é comum generalizar os olhos asiáticos, Carol acredita que o diferencial é a personalização das clientes e, consequentemente, a sua fidelização:

“A personalização do atendimento é um ponto chave para fidelizar as clientes, asiáticas ou não. Porém, muita gente generaliza os olhos asiáticos, como se fossem todos iguais, e não é bem assim. Então, a questão é tentar analisar melhor as características do rosto de cada cliente e, desta forma, suprir sua necessidade.”

Para finalizar, Carol Yumi nos contou sobre as suas maiores influências no mundo lash:

“São muitas pessoas que me inspiraram, mas destaco aqui algumas personalidades. A Lissa Okamura, pois quando comecei ela era uma das únicas asiáticas no mercado. Também a Marysol Almeida, que foi quem me convidou como palestrante pela primeira vez, a Rafa Morales, que fala muito sobre harmonização do olhar e também o Will, que tem enfrentado várias barreiras neste mercado dominado por mulheres.”

Quer conhecer mais sobre a história da Carol Yumi? Então acompanhe nosso canal no Youtube e assista o episódio completo, além de outras personalidades do mundo lash.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.