Studio de cílios: como montar o seu, veja equipamentos, custos e decoração

Studio de cílios: como montar o seu, veja equipamentos, custos e decoração

Você já pensou em montar o seu studio de cílios, mas não sabe por onde começar? Hoje vamos falar sobre como se planejar para ter seu próprio espaço de beleza. Além disso, separamos dicas sobre quais equipamentos você vai precisar, o custo médio de um estúdio e como decorar o seu espaço.

A profissão de extensionista de cílios tem ganhado muito espaço, para quem trabalha na área e para quem apenas consome como cliente. Continue a leitura e saiba mais como abrir seu próprio studio!

Como é ser uma extensionista de cílios?

Primeiramente a extensão de cílios é e tem se tornado cada vez uma febre no mundo da beleza. Esse novo nicho, desperta a atenção de muitas mulheres que pensam em ser sua própria chefe. E, se você se identifica com isso, e quer iniciar mesmo que seja como um micro empreendedor individual, saiba que o primeiro passo é foco nos seus objetivos.

Para trabalhar como extensionista de cílios, assim como em toda profissão, você precisa de foco para conseguir planejar, montar, gerir e logo ampliar depois o seu negócio. Trabalhar com extensão de cílios é algo novo no mercado estético, e também é preciso estar atento as novidades desse ramo, para que em seu negócio sempre tenha uma técnica ou procedimento diferentes.

Por isso, antes de iniciar o seu studio de cílios, entenda o que uma extensionista de cílios faz, e como esse trabalho é feito. Então, vamos por partes: uma extensionista de cílios é responsável por alongar os cílios que geralmente já são curtos ou com falhas.

Dessa forma, a extensionista aplica cílios sintéticos aos fios naturais, através de colas específicas, através de técnicas de alongamento que dão volume aos cílios, curvam e definem o olhar. Uma sessão de alongamento de cílios pode durar até 1 ou 2 meses, dependendo dos cuidados e do crescimento natural dos fios.

Como está o mercado de extensão de cílios

Este mercado está aquecido e bem competitivo, pelo fato de que muitos salões de beleza e autônomos, já executam esse trabalho. As mulheres tem procurado muito por esse serviço, portanto, antes de começar, investigue como está o setor no seu bairro ou cidade.

Avalie o ambiente e nicho que você vai trabalhar, ou seja, como esse serviço está na sua cidade? Em quais estabelecimentos você quer investir? Investigar todo esse cenário antes de começar, é importante para planejar seus próximos passos. Além disso, por já ter muitos autônomos trabalhando com isso, invista em qualificação.

Há muitos autônomos realizando o trabalho de extensionista de cílios, entretanto, falta gente qualificada no mercado, portanto, faça cursos, workshops, networking e se mantenha atualizado com as novidades.

Como dar início a um studio de cílios

Antecipadamente, já avisamos: assim como em qualquer outro negócio, a princípio, não será fácil. Mas com muito foco, planejamento e conhecimento desse setor, você terá bons e lucrativos resultados. Portanto, o primeiro passo é: se qualificar. Procure ou peça indicações de cursos sérios com profissionais de verdade, para poder se capacitar.

Procure pessoas que já atuem nessa área, e peça para conhecer o dia a dia do profissional, peça dicas e ofereça serviços que você sabe fazer em troca de conhecimento, se for o caso. Conheça a história de profissionais que já atuam na área, dessa forma, você ganha dicas sobre o que fazer e o que não fazer no seu caminho inicial, como ter seus primeiros clientes, materiais necessários, quanto cobrar, etc.

Em outras palavras, o primeiro grande passo após conhecer esse mercado na sua região, é buscar conhecimento e se qualificar, conhecer as técnicas, e conhecer quem já atua na área. Você fazer um bom curso, permite que você não cometa erros durante o seu trabalho, fazendo você perder clientes e até ter problemas mais graves como, por exemplo, complicar a visão das suas clientes.

Logo após se qualificar, é a hora de investir em materiais de trabalho de qualidade e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando você investe em produtos e materiais de qualidade e certificados, você evita problemas ou danos nos olhos de suas clientes, além do resultado estético ser melhor.

Por último, certifique-se quanto as burocracias da sua cidade em relação a esse tipo de trabalho, por exemplo, nos casos de trabalhar em casa ou em espaço comercial, você precisa de um CNPJ. Agora, se você será um microempreendedor individual, procure orientações no Sebrae, antes de abrir as portas do seu estabelecimento. Assim, você terá menos riscos de problemas surgirem.

Passos importantes para abrir seu studio de cílios

Agora que você já sabe que precisa se qualificar antes de tudo, como funcionam seus serviços, e o que você precisa pensar antes de iniciar qualquer coisa, nós separamos alguns passos iniciais bem importantes. Mas, ao longo de nossas dicas, lembre-se:  os passos iniciais variam muito conforme a sua realidade, ou seus reais objetivos.

Portanto, esse é um passo a passo que pode ser adaptado a sua situação atual. Ah, e outra dica: não espere ter tudo em mãos como materiais, espaço físico, ou super equipamentos… Comece com o que você tem em mãos, atendendo suas amigas, monte um portfólio inicial, e, aos poucos vá ampliando seu negócio e divulgando nas redes sociais. Então, vamos as dicas!

Passo 1: o que você irá precisar

Após você se qualificar e seguir as dicas que falamos até agora, você precisará de planejamento em tudo o que for fazer, como, por exemplo:

  • saber onde você vai atender;
  • analisar a concorrência da região em que você vai trabalhar;
  • conhecer e entender seu público para poder oferecer o que suas clientes querem e procuram;
  • investir em materiais de qualidade para que suas clientes gostem e indiquemo seu trabalho;
  • divulgar seus serviços em redes como o Facebook e Instagram, através de uma página própria de trabalho;
  • invista também na panfletagem, não esqueça de chegar no público menos conectado nas redes.

Passo 2: equipamentos necessários para um studio de cílios

Se você está com pouco dinheiro inicialmente para começar o seu studio, essa não é uma realidade exclusiva sua, mas sim a de maioria das pessoas que estão no começo. Por isso, começar com o que você tem, mas, com alguns equipamentos essenciais é fundamental nesse início. Um studio de cílios simples pode começar, por exemplo, com R$ 500,00.

Você vai precisar de uma poltrona ou maca, que não precisam ser novas, mas sim em bom estado para começar a atender. Pesquise em grupos de desapego do Facebook ou Olx. Geralmente, nesses grupos sempre tem desapegos de equipamentos usados em bom estado. Outro investimento importante, é uma boa iluminação de ambiente. Invista em boas luzes e também em luminárias que podem até ser decorativas, mas, vão te ajudar a enxergar melhor os olhos da sua cliente.

Exemplos de boas luzes são: Hing light, Hing light de celular, spot e luminárias auxiliares. Ter um celular com uma boa câmera também vai te ajudar a divulgar seu trabalho através de boas fotos. Outros equipamentos fundamentais são:

  • máquina de cartão de débito e crédito, pois, funciona para maioria das clientes;
  • carrinho auxiliar para seus materiais de trabalho;
  • puff ou mocho para você sentar;
  • notebook ou outra ferramenta de controle de cadastro das suas clientes;
  • wi-fi para você e suas clientes.

Passo 3: invista em produtos de qualidade e aprovados pela Anvisa

Invista em produtos qualificados e aprovados pela Vigilância Sanitária, isso evita que você cause problemas nos olhos das clientes, e também que surja imprevistos e problemas em seu local de trabalho. Peça recomendações de quem já atua na área sobre os produtos usados. Nós da João da Beleza temos os melhores produtos para alongamento de cílios e outros procedimentos que embelezam os olhos.

Nossos produtos são da mais alta qualidade e aprovados pela Anvisa, portanto, transforme o seu e outros olhares sem medo! Ah, e se você está começando na área, nós temos o kit iniciante mais completo do mercado, para você começar rapidamente na profissão e abrir seu studio de cílios!

Passo 4: como decorar seu studio de cílios

Primeiramente, invista em um ambiente iluminado, mas que não incomode os seus olhos ou o das suas clientes. Uma boa iluminação, vai te ajudar a fazer um serviço melhor e evitar erros. A decoração do seu studio deve passar aconchego e conforto para suas clientes, e para isso, você pode inicialmente investir em móveis simples e até semi novos, porém, em bom estado.

Por exemplo, se seu espaço tiver uma sala de espera, invista em decorar com poltronas ou sofás confortáveis, acesso a internet, livros, revistas, som ambiente, tv, e até um café! Tudo vai depender do seu planejamento e orçamento inicial. E se quiser passar mais credibilidade para suas clientes, escolha um espaço para por seus certificados de qualificação ou especializações.

Ambientes decorados para você se inspirar

Nós separamos alguns ambientes decorados que podem servir de inspiração para seu futuro studio de cílios! Confira:

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Viu como que com planejamento e foco, você consegue dar os primeiros passos para construir e conquistar seu próprio espaço de trabalho, mesmo sem muito investimento inicial? Foque em seus objetivos e se planeje, dessa forma, você alcançará os resultados e objetivos ao montar seu próprio studio de cílios. Gostou do conteúdo ou ficou com dúvidas? deixe nos comentários ou entre em contato conosco!

Referências:

https://jornaltribuna.com.br/2021/07/a-forca-do-empreendedorismo-feminino-conheca-thais-giraldelli/

https://www.jornalcontabil.com.br/8-historias-de-mulheres-empreendedoras-que-alcancaram-o-sucesso/

https://kondzilla.com/m/trabalhando-com-extensao-de-cilios-larissa-mudou-a-propria-vida-e-das-meninas-do-grajau

https://administradores.com.br/artigos/alongamento-de-cilios-e-uma-otima-oportunidade-de-negocios

 

Deixe um comentario

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados